Busca rápidaX

União das Etnias de Ijuí organiza programação da ‘Fenadi Virtual’

14 de agosto de 2020
Embaixatrizes da Fenadi 2018.

A União das Etnias de Ijuí também tem sido diretamente afetada pela covid-19. A entidade que é responsável pela FENADI enfrenta dificuldades para manter suas atividades, já que é composta na sua grande maioria por abnegados voluntários que muitas vezes fazem parte dos chamados “grupo de risco”.

Segundo o produtor cultural da UETI, Francisco Rollof, com os grupos culturais parados desde o início da pandemia, a UETI tem buscado diversas formas de enfrentar o isolamento e manter seus grupos ativos. Várias atividades nesse sentido já foram desenvolvidas por diversos centros culturais como a produção de lives, reuniões e até ensaios virtuais.

Porém, segundo Rollof, mesmo assim, o distanciamento tem provocado dificuldades e até tristeza dos integrantes que sentem falta dos encontros proporcionados pelos ensaios e pelas demais atividades que, normalmente, fazem parte do calendário cultural.

No entanto, essa crise foi capaz de impedir que o movimento étnico crescesse e buscasse uma forma de manter a tradição de realização do maior movimento cultural étnico do país que ocorre a 33 anos ininterruptos. A Festa Nacional das Culturas Diversificadas – FENADI  em sua 34ª edição vai acorrer de forma virtual e esta sendo preparada uma grande programação para agradar a todos.

Segundo Francisco Rollof, que é também o idealizador da Fenadi Virtual, o evento vai acontecer de 12 a 19 de outubro através da plataforma do Youtube, com um cenário especial construído nas dependências da Unijui, parceira desta edição da FENADI.

Com uma grade de programação diversificada e inovadora, o evento será apresentado  através de um Talk Show (formato de programa com um apresentador e entrevistados) , com início a partir das 19 horas, diariamente. Nessa primeira hora de programação, paralelo ao Talk Show,  serão abertos 10 canais com conteúdos diversos e duração de 1 hora cada, onde o internauta/telespectador, poderá assistir ao vivo.

Entre as salas o evento apresentará: encontros internacionais ao vivo, programas de história e cultura, gastronomia, resgates de edições passadas, debates ao vivo, conteúdo infantil, dentre outros.

Destaca-se principalmente a participação direta de duas grandes instituições de folclore mundial: CIOFF e IOV. Estas instituições apresentarão festivais, palestras e encontros de folclore de diferentes partes do planeta em suas respectivas salas. “A União das Etnias espera que o alcance desta edição seja um marco na divulgação de Ijuí para o Mundo” finaliza Rollof.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí- UETI
error: Conteúdo protegido!