Busca rápidaX

MANCHETES

Unijuí divulgou que os 500 testes de coronavírus realizados em Ijuí deram resultados negativos

15 de abril de 2020

A Unijuí divulgou na tarde de hoje (15) os resultados da primeira etapa de pesquisa, realizada em parceria com a UFPel e governo do estado. Foram testadas, no último fim de semana e segunda-feira em Ijuí 500 pessoas para coronavírus. Segundo a universidade, todos os resultados foram negativos.

Através de uma live no Facebook, os professores Evelise Berlezi, Thiago Heck e Matias Frizzo informaram que esta é uma pesquisa relevante para o governo tomar decisões em relação à restrição da abertura do comércio de mais medidas de isolamento social.

Conforme a professora Evelize, em todas as 9 cidades ontem foram realizados os testes, 2 pessoas de 4 mil e 100 testaram positivo. Não se alcançou a meta de 4 mil e 500 pessoas testadas, nesta primeira fase.

No entanto, há mais 3 ciclos do estudo. Que deverão ser realizados nos dias 25, 26 e 27 de abril, e os demais em maio em datas a serem divulgadas. Os professores agradeceram à comunidade e afirmaram que pretendem continuar contando com a receptividade da população para conclusão da meta de 2 mil testes até o fim do quarto ciclo.

Os professores afirmaram que os alunos que trabalham no estudo passaram por treinamento e são acompanhados e orientados por pesquisadores de Pelotas que acompanham a execução da pesquisa. A Unijuí reforçou ainda que os testes são seguros e que não há nenhum risco para a pessoa.

No total, em todas as cidades contempladas com o estudo, 18 mil pessoas serão testadas, o que representa 31% da população total destes municípios. Para a próxima etapa em Ijuí mais 10 municípios serão sorteados em cada região censitária. Até o fim da pesquisa 40 domicílios serão visitados em cada uma das regiões.

Um dos pontos explicados durante a coletiva, foi de que em cada residência, o morador testado era sorteado. Isso demonstra a aleatoriedade dos testados, o que reforça a seriedade e precisão da pesquisa.

Conforme Evelize, a ausência de casos positivos em Ijuí, até o momento, reflete que as medidas de distanciamento social impostas pelos decretos estadual e municipal e responsabilidade das pessoas em minimizar o contato está surtindo os efeitos desejados.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Unijuí
error: Conteúdo protegido!