Busca rápidaX

Unijuí esclarece detalhes sobre reajuste das mensalidades para 2022

19 de novembro de 2021

A Unijuí divulgou nota sobre reajuste das mensalidades para o próximo ano. Segundo a universidade, diferente do que foi divulgado por alguns estudantes, o aumento nas mensalidades não vai ser de 10% e esse índice nem chegou a ser discutido.

O indicador utilizado para balizar o cálculo dos reajustes é o INPC, que aponta parainflação acumulada, em 202,1 entre 9 e 11%. Ontem, a Unijuí pautou o tema junto ao Conselho Universitário, que tem representação estudantil, e divulgou que o reajuste deverá ficar em 8%, abaixo da inflação acumulada. O percentual ainda vai ser aprovado pelo Conselho Diretor da Fidene.

Além disso, conforme a universidade ijuiense, o Conselho Diretor autorizou a Unijuí a oferecer descontos que variam de 40 a 50% para pagamentos das mensalidades dos acadêmicos de todo o 1º semestre de 2022 para alunos reingressantes, de transferência externa e também vestibulandos nos Campi de Santa Rosa, Três Passos e Panambi, bem como para cursos específicos no campus de Ijuí. 

A direção da Unijuí também se reuniu com representantes do DCE – Diretório Central dos Estudantes – e acolheu a demanda apresentada pelos estudantes sobre a revisão de taxas de documentos acadêmicos a ser aplicada no ano que vem.

Confira a nota da Unijuí na íntegra:

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí informa que, diferente do que vem sendo divulgado pelos estudantes, o reajuste nas mensalidades para o ano de 2022 não será de 10% e em nenhum momento tal percentual foi objeto de discussão nos processos de análise das Diretrizes Orçamentárias para 2022. 

Há vários anos o indicador utilizado para balizar o cálculo dos reajustes de mensalidades tem sido o INPC/IBGE, que está apontando para uma inflação acumulada em 2021 na faixa entre 9 e 11%, segundo dados do Banco Central do Brasil. 

Todavia, a Unijuí, entendendo a situação dos estudantes, no dia de hoje pautou e analisou junto ao Conselho Universitário, que tem representação estudantil, um reajuste que deverá ficar em 8%, abaixo do patamar de inflação acumulada. O percentual ainda será aprovado em Conselho Diretor, da Fidene.

Cabe salientar, ainda, que o Conselho Diretor já autorizou a Unijuí a oferecer um pacote de descontos que variam de 40 a 50% para pagamentos de mensalidades de todo o 1º semestre de 2022 para alunos reingressantes, de transferência externa e também vestibulandos nos Campi de Santa Rosa, Três Passos e Panambi, bem como para cursos específicos no campus de Ijuí, reafirmando assim o comprometimento institucional com o acesso à educação superior e ao ensino de qualidade. Da mesma forma, a política de oferta de bolsas lineares com descontos significativos para os cursos da chamada Graduação Mais, assim como de oferta de bolsas Prouni e CrediUnijuí se mantém para todo o ano de 2022.

Além disso, após reunião do Conselho Universitário, no qual foram expostas as Diretrizes Orçamentárias, a direção da Unijuí reuniu-se com representantes do DCE, reafirmando a necessidade de reajuste da  mensalidade como forma de manter a sustentabilidade institucional e acolhendo a demanda apresentada pelos estudantes sobre a revisão de taxas de documentos acadêmicos a ser aplicada em 2022. 

Contamos com a compreensão de todos nesse momento que ainda exige decisões árduas e prudentes por parte dos diferentes conselhos da Instituição, na manutenção da Universidade Comunitária Regional. 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí e Unijuí
error: Conteúdo protegido!