Busca rápidaX

Unijuí fecha parceria para potencializar o ecossistema de inovação na região

25 de outubro de 2021

A Unijuí fechou uma importante parceria com vistas a impulsionar a inovação e o empreendedorismo. A universidade irá implementar HUBs de criatividade e inovação juntamente com a ExoHub. Hubs são espaços que oferecem oportunidade para que pequenos negócios, ainda em desenvolvimento, possam se tornar startups.

Nesse sentido, o objetivo é implementar os espaços em Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. “Estamos trazendo para a região todo o conhecimento, metodologia e conexão com a rede ExoHub para, em parceria com a Unijuí e o ecossistema empreendedor da região, acelerar o desenvolvimento da região”, comenta o diretor de expansão da ExoHub, Michel Costa.

Os Hubs irão atuar nas verticais do agronegócio, Saúde, Inovação aberta e indústria 4.0. Com a assinatura do contrato, realizada na última semana, foi iniciada a divulgação da parceria por meio de reuniões junto à comunidade civil, iniciativa privada e poder público. “Nosso objetivo é, por meio dos hubs de inovação, fomentar o desenvolvimento regional. Entendemos que a Universidade, neste contexto, tem papel fundamental e olhar para cada uma das regiões em que estamos inseridos foi determinante em nosso planejamento.”, comenta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.

Esta primeira fase é a fase de sensibilização e construção das parcerias com os possíveis usuários e mantenedores destas iniciativas. Os projetos que iniciam com maior prioridade é a implantação do Hub físico no município de Ijuí, no prédio da antiga editora Unijuí, a Fazenda “conectada” que será um grande “Farm Lab”, dentro da Escola Fazenda IRDeR, para o Estado e o desenvolvimento do ecossistema de inovação aberta da cidade de Panambi.

Michel Costa ainda comenta que sem a Universidade esta iniciativa não seria possível. “Projetos desta magnitude precisam de uma universidade com o porte e a relevância da Unijuí. A universidade é um dos pilares fundamentais para o êxito do projeto. É a chamada quádrupla hélice, responsável pela criação dos ecossistemas mais inovadores do mundo consiste na integração da sociedade civil, iniciativa privada, governo e universidades. Sendo assim a Unijuí é o indutor principal desta transformação da região e o ExoHub compartilha a responsabilidade de articular e entregar resultados práticos a iniciativa privada e a sociedade”, finaliza.

Previstas para implementação estão a Farm Lab e Agro/Helth em Ijuí, voltados ao agronegócio e saúde; Agro/Indústria em Santa Rosa, voltados à Indústria 4.0 e agronegócio; Open Innovation/Agro/Indústria em Panambi, voltados ao desenvolvimento de inovação aberta e ecossistema de inovação de indústria, empreendedorismo e criatividade; e, por fim, Agro/Biotecnololgia em Três Passos, voltados ao agronegócio e inovação tecnológica. O planejamento é ter a primeira estrutura apta a receber startups e empresas em Ijuí a partir de março de 2022.

Na quarta-feira, 27 de outubro, às 21h, no YouTube da Unijuí, acontece a palestra “Empreendedorismo, Inovação e Universidade”, onde serão abordadas as ações da parceria para o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Unijuí
error: Conteúdo protegido!