Busca rápidaX


MANCHETES

Unijuí inicia programa de melhoramento genético de plantas

16 de outubro de 2019

Foi lançado pela Unijuí o programa de melhoramento genético de plantas. Trata-se de um projeto que propõe a empresas das áreas de sementes, indústrias de leite e carne, e cooperativas do agronegócio um acordo de Cooperação Técnico-Científica, que tem por objetivo a obtenção de novas cultivares para o melhoramento genético de forrageiras e cobertura de solo.

Segundo o coordenador, professor Dr. Emerson Pereira, do departamento de estudos agrários da universidade, essa iniciativa contempla um anseio de profissionais, empresas, governo federal e produtores rurais. O programa visa desenvolver cultivares com maior desempenho e alta eficiência dos recursos naturais, como água e nutrientes. Este é um projeto a longo prazo, com o qual se intenta impactar a cadeia de sementes, bem como a economia da região e também de algumas partes do mundo, já que serão trabalhadas com espécies para exportação. A eficiência na produção de carne, leite e grãos, com cultivares e manejos das pastagens e da lavoura, irá proporcionará maior rentabilidade aos setores envolvidos.

As atividades de pesquisa de melhoramento genético de plantas serão executadas num período de dez anos e abrangem as espécies de Aveia Preta, Aveia Branca, Aveia Amarela, Teosinto e espécies do gênero Paspalum. As empresas e produtores rurais interessados em participar poderão entrar em contato com a Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí pelo telefone (55) 3332 0368.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí / Unijuí