Busca rápidaX

MANCHETES

Unijuí realiza provas do vestibular de medicina e redação aborda pesquisa científica

2 de fevereiro de 2020

A Unijuí aplicou hoje à tarde, 02, as provas do vestibular de medicina deste ano. Estavam inscritos 668 candidatos, dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As provas foram realizadas no prédio da Fidene, em Ijuí, e foram compostas de 40 questões objetivas, além de uma redação.

Para produzir a redação foi disponibilizado o tema: “A Penicilina foi descoberta por acaso; a bomba atômica, não”. Diante disso, os vestibulandos tiveram que produzir um texto dissertativo sobre a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento da humanidade e os riscos que o modo inadequado dessa área pode causar; ou seja, a pesquisa científica pode ser usada para o bem ou para o mal. Os candidatos puderam se posicionar, por exemplo, sobre ética na pesquisa, necessidade de controle, direitos humanos e exercício do poder.

Já as questões objetivas englobaram as áreas de matemática, ciências humanas, ciências da natureza e linguagem. A vice-reitora de Graduação da Unijui, Fabiana Fachinetto, disse que possivelmente nesta segunda-feira haverá divulgação da abstenção do vestibular de medicina. Porém, frisou que numa verificação inicial foi constatada grande presença dos inscritos, o que indica que se houve ausência de vestibulandos, esse índice foi baixo.

Amanhã, às 15 horas, vai ser divulgado o gabarito do vestibular de medicina da Unijuí, no portal unijui.edu.br. Já a lista dos aprovados sairá terça-feira, às 17 horas. Quarta-feira, às 13 horas e 30 minutos, vai começar o processo de matrículas.

No total, a Unijuí oferta 50 vagas neste vestibular de medicina. Juntamente com a lista dos classificados, vai ser divulgada a nominata dos suplentes, que farão matrículas, caso houver desistência dentre os 50 primeiros. As aulas deste semestre do curso de medicina da Unijuí começarão no próximo dia 17. Já para os demais cursos de graduação, o início do ano letivo vai ser em 26 de fevereiro.

Das 50 vagas desta nova turma de medicina, há seis pelo Prouni, com bolsas integrais. Fabiana Fachinetto enfatizou que existe possibilidade de realização de vestibular de medicina na metade deste ano, caso o Ministério da Educação aprove mais 30 vagas para a Unijuí.

O pedido de ampliação de vagas já foi feito e a perspectiva é que em breve ocorra visita de integrantes do MEC na Universidade ijuiense para avaliar questões sobre a solicitação. Os aprovados no vestibular de medicina deste domingo, ingressarão na terceira turma do curso, já que em 2019 houve dois vestibulares, no início e metade do ano, num total de 50 vagas.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Fotos: Unijuí
error: Conteúdo protegido!