Busca rápidaX

Unijuí recebe recursos de emenda parlamentar para desenvolver o Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”

16 de maio de 2020

A Unijuí, juntamente com o poder municipal, está engajada em tornar Ijuí uma cidade moderna e inovadora, buscando parceiros e recursos para atingir estes objetivos. Por meio de emendas parlamentares, a Universidade inicia a materialização desse projeto. Nesta semana a Universidade recebeu o valor de R$ 2 milhões, primeira etapa de três, para o desenvolvimento do Projeto “Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”. A iniciativa prevê ainda mais duas parcelas, totalizando R$ 6 milhões.  

O recurso é oriundo de emenda parlamentar do então deputado ijuiense, Darcísio Perondi. Em fevereiro de 2020 uma reunião com o presidente do MDB em Ijuí, secretário de Habitação da cidade, Ramsés Lemos, e com o vereador da legenda, Ricardo Adamy, oficializou a indicação desta parcela do montante para esta ação. Na tarde desta sexta-feira, dia 15 de maio, Adamy e Lemos, acompanhados do também representante do MDB em Ijuí, João Batista Zimmermann,  estiveram novamente reunidos com a Reitoria da Universidade, dessa vez para oficializar o repasse dos recursos. 

“Este projeto está sendo gestado pela Universidade, a partir de uma provocação do Deputado Perondi, há mais de dois anos. A partir disso, o Departamento de Ciências Exatas e Engenharia iniciou o processo de revisão dos Projetos de Curso de Graduação e o alinhamento do Programa Stricto Sensu em Modelagem Matemática com a temática Cidades Inteligentes – Inovação e Criatividade. Juntamente com nossa Agência de Inovação e Tecnologia – Agit, materializamos um grande Projeto para e com a Cidade de Ijuí. Entendemos que esta primeira etapa é um grande ponto de partida para um avanço da qualidade de vida das pessoas em nossa cidade.”, observa a Reitora da Unijuí, Cátia Nehring.

O Projeto Cidade Criativa e Inteligente é de grande importância para o desenvolvimento da cidade, buscando a popularização da ciência, do empreendedorismo, da inovação, da criatividade e do uso intensivo de tecnologias de comunicação. O objetivo é o fomento à pesquisa e desenvolvimento voltado à inovação e ao processo produtivo. Será uma vitrine viva e um guia para os demandantes de tecnologias para as Cidades Inteligentes (municípios e parceiros), sendo um mecanismo de orientação para os demais projetos no RS, além de ser um espaço de ensino e estímulo ao desenvolvimento de soluções para “Cidades Inteligentes e Humanas”.

Pretende-se constituir, no prédio do DCEEng, (junto à Sede Acadêmica, local estratégico para a cidade, rodeado de área verde, hospital, escolas, concentração de pessoas, além de parte da estrutura da Universidade), um grande ambiente de demonstração de tecnologias, energia e internet das coisas. Estão projetados laboratório de internet das coisas e laboratório de eficiência energética, com espaços que a comunidade, escolas, e o meio empresarial possam utilizar. Simultaneamente, essa transformação trará também um novo espaço para a cidade, tendo o conhecimento, a tecnologia e a criatividade como elementos diferenciadores.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Assessoria da UNIJUÍ

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!