Busca rápidaX


MANCHETES

Unijuí vai implantar nova metodologia de ensino e excluirá departamentos

2 de outubro de 2020

Intitulado “Reinvenção Unijuí”, a universidade, com sede em Ijuí, trabalha num projeto que vai reformular a metodologia de ensino. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, a reitora, Cátia Nehring, disse que a partir de janeiro do próximo ano a Unijuí não vai ter mais os departamentos, que atualmente agregam cursos de graduação de áreas afins. Além disso, não haverá mais as tradicionais disciplinas e os cursos serão estabelecidos por meio de módulos.

Cátia Nehring frisou que também terão projetos integradores nos cursos, para que o acadêmico pense na resolutividade de problemas, conforme as especificidades de cada curso. Nesse âmbito, a reitora da Unijuí destacou que o objetivo é que o estudante tenha uma melhor formação pessoal e profissional.

Ela ainda frisou que o acadêmico da universidade vai ter maior aproximação com o que encontrará no mercado de trabalho. Quem já cursa a Unijuí vai ter essa reformulação curricular já no início do ano que vem, e quem ingressar na instituição de ensino, através do vestibular de verão/2021, vai iniciar a graduação com as novidades.

O cálculo da Unijuí indica que 94% dos cursos serão reformulados, ou seja, por meio de módulos. Apenas não terão essa alteração os cursos de Medicina, Estética e Cosmética e de Gastronomia.

Por outro lado, a Unijuí prorrogou até 3 de novembro as aulas teóricas de forma online, em função da Covid-19. Além disso, pesquisa apontou que 89,60% dos estudantes da universidade e 76,60% dos professores se manifestaram contrários ao retorno das atividades presenciais. Já as aulas práticas e estágios presenciais na Unijuí seguem conforme cronograma e organização de cada coordenação de curso, segundo os protocolos de saúde.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí