Busca rápidaX

Unimed Noroeste/RS é reconhecida pela excelência e alcança nível 1 na acreditação pela ANS

1 de abril de 2020

A qualidade assistencial e operacional da atuação da Unimed Noroeste/RS está sendo mais uma vez reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A cooperativa médica, com sede em Ijuí e atuação em 52 municípios, obteve Nível 1 no Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde, alcançando 98,47 pontos. Na avaliação anterior, a Unimed havia conquistado o Nível 2. A oficialização do resultado pela ANS ocorre no momento em que o setor está sendo desafiado pela disseminação rápida do novo Coronavírus (Covid-19) e precisa demonstrar seus diferenciais na oferta de serviços de qualidade.

“Diante das incertezas que a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus está trazendo à área da saúde, saber da qualificação de nossa cooperativa nos desafia ainda mais neste cenário, enquanto gestão e como marca que traz na essência o cuidado e a proteção”, aponta o diretor-superintendente da Unimed Noroeste/RS, Leandro Zambon. O médico complementa que a Acreditação é um diferencial que reforça a credibilidade da cooperativa. “Demonstra nossa solidez e o cumprimento das exigências impostas pelos órgãos que regulamentam o setor da saúde suplementar”, finaliza.

Pelo Programa, a ANS certifica a qualidade assistencial das operadoras, considerando requisitos estabelecidos na Resolução Normativa – RN 277. No Nível 1 estão as instituições avaliadas entre 90 e 100 pontos, ou seja, as mais bem classificadas. A avaliação na Unimed Noroeste/RS foi realizada pela empresa A4 Quality Services – Auditoria e Certificação Ltda., com sede no Rio de Janeiro. A entidade acreditadora está habilitada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e credenciada à ANS. A visita dos avaliadores in loco ocorreu em fevereiro deste ano. O processo de auditoria verificou em profundidade as práticas e padrões de trabalho pela análise criteriosa dos processos internos nas diferentes áreas.

“Temos uma gestão comprometida com a qualificação de nossos serviços, com a vida das pessoas e com a sustentabilidade de nossa cooperativa. Alcançar o Nível 1 da Acreditação reconhece nossa Unimed e nossos profissionais pela excelência”, comemora o presidente do Conselho de Administração da Unimed Noroeste/RS, médico Reimar Bock. Atualmente, das 27 Unimeds do Rio Grande do Sul, 14 são acreditadas.

A RN 277 estabelece 147 requisitos para avaliar os processos da operadora, agrupados em sete dimensões. Desta forma, a ANS considera particularidades como a administração, a estrutura e a operação dos serviços de saúde oferecidos, o desempenho da rede de profissionais e de estabelecimentos de saúde conveniados e o nível de satisfação dos beneficiários.

No final de 2017, com oficialização em fevereiro de 2018, a Unimed Noroeste/RS foi acreditada pela primeira vez, alcançando o segundo nível. As certificações têm validade de três anos. Na semana passada a cooperativa médica recebeu o resultado da pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), no qual obteve nota 1,0, o primeiro nível conforme avaliação que faz parte do Programa de Qualificação das Operadoras 2019 (ano-base 2018), também de iniciativa da ANS. Já o Hospital Unimed Noroeste/RS é acreditado desde outubro de 2019 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!