Busca rápidaX

MANCHETES

Universidade e Departamento de energia desenvolvem Projeto de Educação em Eficiência Energética em Ijuí

9 de novembro de 2019

Com o objetivo de apresentar conceitos e conhecimentos que possam facilmente ser convertidos em ações de eficiência energética, a Unijuí (Universidade regional do Noroeste do Rio Grande do Sul) e o Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (Demei) estão desenvolvendo, em conjunto, o projeto “Educação em Eficiência Energética: Construindo um Futuro Sustentável – Parte II”. Diversas ações estão previstas, entre elas: palestras interativas, teatros, contações de histórias, jogos eletrônicos, maquetes e ações na internet, com escolas de ensino fundamental e médio do município, abrangendo mais de 16 mil alunos, além de 300 professores, em 49 escolas das redes pública e privada. O Projeto está sendo desenvolvido pelos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, bolsistas do Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), ligado ao Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) da Universidade.

De acordo com o engenheiro responsável pela iniciativa junto ao Demei, Sandro Bock, entre 2012 e 2014 um projeto semelhante já foi desenvolvido entre as duas Instituições, com muitos resultados positivos, o que agora será reeditado e atualizado com novas tecnologias e propostas didáticas. Uma das novidades, será o uso de jogo eletrônico, que está em desenvolvimento, sob a coordenação dos professores Maurício de Campos e Paulo Sausen. Segundo a estudante de Design da Unijuí, Cristina Trentini, uma das envolvidas na produção do jogo, a ideia é engajar o público do projeto. “Dentro de todo o planejamento, utilizamos conceitos de psicologia cognitiva, psicodinâmica das cores, para ser amigável para crianças daltônicas, por exemplo, para incluir elas no processo”, relata. Segundo ela, o jogo vai ter personagens, que podem ser personalizados pelo jogador, e um vilão, além de ser um jogo interativo, empático e inclusivo.

O uso racional de energia elétrica é a premissa principal de uma ação de eficientização energética, por isso, o projeto vai estimular a reflexão e fomentar ações de combate ao desperdício. O desenvolvimento de uma consciência ecologicamente responsável nos jovens, pode transformá-los em multiplicadores importantes nos seus lares e locais de trabalho. E, segundo o presidente do Demei, Ruben Härter, é muito importante realizar este tipo de iniciativa em parceria com a Unijuí. “Estes projetos são, essencialmente, para a melhoria da gestão do Demei. Nós priorizamos o trabalho em conjunto com a Unijuí, instituição da nossa comunidade, que forma nossos engenheiros. Por isso, queremos fortalecer e formar novos convênios com a Universidade, sempre com o intuito de dar o retorno final para a comunidade de Ijuí”, salienta.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Unijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!