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UPA completa um mês em Ijuí e somente 17% dos casos atendidos representam urgência e emergência

23 de agosto de 2019
Apenas 15% dos atendimentos foram de casos de urgência e emergência. Foto: Mateus Heck/RPI

No dia 20 de agosto, a Unidade de Pronto Atendimento de Ijuí (UPA) completou um mês de funcionamento. De acordo com o coordenador Edgar Moi, nos primeiros 30 dias foram realizados seis mil trezentos e oitenta atendimentos, o que representa uma média de mais de 200 acolhimentos por dia. Deste total, somente 900 pacientes representavam casos de urgência e emergência, o que corresponde a 17%. O número é expressivo segundo o coordenador da UPA.

Segundo o Coordenador Edgar Mói, as pessoas em sua grande maioria já entenderam que a Unidade de Pronto Atendimento é para casos mais graves, de urgência e emergência. Porém, segundo ele, falta entendimento sobre o local onde a comunidade deve procurar atendimento. “Apesar da UPA estar localizada no bairro Assis Brasil, por exemplo, não significa que os moradores daquele bairro tenham que ser atendidos na UPA, ele devem procurar acolhimento na Unidade Básica de Saúde do bairro. Assim como nos demais bairros do município” frisa o Coordenador.

Edgar Mói afirma que os primeiros 30 dias foram de muito trabalho, polêmicas e preocupações , mas que apesar disso, ele avalia positivamente o  mês inicial de funcionamento da Unidade, que deve continuar buscando melhorias a fim de oferecer cada vez mais, um serviço de qualidade à comunidade.

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Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

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