Busca rápidaX

MANCHETES

Upa de Santo Ângelo comemora um ano com mais de 40 mil atendimentos

4 de outubro de 2019
Foto: Fernando Gomes

Uma média de 3.344 consultas/procedimentos por mês. Esse é o resultado do primeiro ano de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O número foi destacado na manhã desta sexta-feira (4), durante a comemoração do primeiro ano da UPA, que foi completado dia 26 de setembro. Dos 40.118 atendimentos prestados, cerca de 10 mil são referentes ao setor
de pediatria.

Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa confirmou que o Governo Municipal já conta com os documentos do Estado e do Ministério da Saúde aprovando o funcionamento 24 horas da UPA santo-angelense, entretanto aguarda os repasses necessários para efetivar a ampliação do horário. “Serão necessárias algumas adequações, que já estamos providenciando. Mas o principal é o repasse de algo entre três e quatro milhões de reais pelo Ministério da Saúde.

Hoje a UPA atende de segunda a sexta das 7 às 22 horas e, aos finais de semana e feriados das 7 às 19 horas. O prefeito destacou ainda que na área de saúde, o investimento do Governo Municipal vai além da UPA. Citou como exemplo, a revitalização dos postos de saúde, com muitos já reformados e outros com as licitações para obra em andamento. “E estamos buscando recursos para uma ampla reforma no Posto da 22 de Março”, comentou.

Também observou a agilidade com que o Município conseguiu repor os profissionais do Programa Mais Médicos. “Saíram 16 profissionais e nós conseguimos a colocação de 20. Agilidade e competência da Secretaria. O secretário Luis Carlos Cavalheiro alia a parte técnica de gestor com o conhecimento de médico e isso faz a diferença”, avalia.

Também estiveram presentes no ato solene de comemoração ao primeiro ano da Upa, a primeira-dama Juliana Barbosa; vice-prefeito Bruno Hesse; presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Loureiro; coordenador regional de Saúde, Yuri Zabolotski; provedor do Hospital Santo Ângelo, Odorico Bessa Almeida; administrador da UPA, Osvandir Lemos; coordenadora da UPA, enfermeira Eduarda Perim Motta; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Clarice Haack; vereadores, secretários municipais, servidores e convidados.

 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!