Busca rápidaX

Usina de Erval Seco recebe investimentos

6 de julho de 2018

Estão em andamento as obras de automação e atualização tecnológica da usina de Guarita, no município de Erval Seco. Até o fim de agosto, a pequena central hidrelétrica, que tem capacidade instalada para gerar 1,76 MW de energia, recebe equipamentos digitais que substituirão os atuais analógicos.

Guarita é a terceira usina do Norte do RS a ser modernizada pela CEEE Geração e Transmissão, com investimentos de R$ 16 milhões, oriundos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nas unidades de Ernestina, em Tio Hugo, e Capigui, em Passo Fundo, os trabalhos já foram concluídos.

A finalidade é ampliar a disponibilidade de geração de energia e a vida útil da usina, que está em operação desde 1953. Os novos equipamentos vão executar as funções de controle, comando, medição, proteção e regulação. Com isso, todo o funcionamento da usina pode ser supervisionado e telecomandado a partir do Centro de Operações do Sistema Salto, localizado na Usina de Canastra, em Canela.

As obras estão com 30% dos trabalhos concluídos. A máquina está desmontada e a turbina e o eixo foram levados pela empresa contratada para usinagem em uma metalúrgica no município de Estrela. Aproveitando a interrupção na produção de energia, as equipes da CEEE fazem uma série de manutenções corretivas no grupo gerador, enquanto a contratada instala os equipamentos digitais que vão monitorar o funcionamento da usina. 

Mais sobre a usina de Guarita

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) tem a casa de força no município de Erval Seco, às margens do rio Guarita. Em operação desde 1953, possui uma unidade geradora de 1,76 MW. O reservatório tem margens em Redentora e Erval Seco e é formado por duas barragens: a de Guarita e a de João Amado.

Mais sobre o Grupo CEEE

O Grupo CEEE atua no setor energético e está presente em todo o Rio Grande do Sul, onde possui concessões de usinas hidrelétricas e eólicas, de transmissão e de distribuição de energia, além de participações em empreendimentos ligados ao setor. Criada em 1943, é a maior empresa do setor de energia elétrica do Rio Grande do Sul e a 8ª maior empresa do Rio Grande do Sul, de acordo com a pesquisa Grandes e Líderes no Rio Grande do Sul, da Revista Amanhã em 2017.

Entre usinas próprias e participações, a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica tem potência instalada de 1.252,22 MW. São 15 usinas próprias (que somam de 909,0 MW de capacidade instalada), concentradas nas regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Governo do Estado

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!