Busca rápidaX

Uso de máscaras passa a ser facultativo nas escolas

12 de maio de 2022

A Secretaria de Educação de Ijuí recepcionando o Decreto Estadual nº 56.474, que torna facultativo o uso de máscaras nas escolas, desobriga o uso do item de proteção no município. O decreto foi publicado ainda no mês passado, mas havia entendimento da justiça de que havia necessidade do uso nas escolas. Com nova determinação do estado, o entendimento foi mudado. As escolas de Ijuí, já avisaram os pais sobre a decisão. 

O texto também define que o comprovante vacinal será obrigatório somente em localidades e eventos em que houver norma municipal que expressamente a determine.

O uso de máscaras segue recomendado pelo governo do Estado, com apoio do Comitê Científico, em casos específicos, como dentro de hospitais, serviços de saúde e farmácias (mesmo que em ambientes externos) e no transporte público. 

Também é recomendado para pessoas em contato com grupos vulneráveis para a Covid-19 e em casos de situações de alto risco exemplificadas na Nota Técnica do Comitê Científico, como locais com grande número de pessoas sem esquema vacinal completo, contato com pessoas fora do convívio ou com comportamento de risco, quando estiver com sintomas respiratórios.

Pessoas que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 (ou seja, pessoas que apresentam maior risco individual de hospitalização e óbito) são aquelas não vacinadas contra o coronavírus, aquelas com doenças autoimunes ou que tomam medicações imunossupressoras, aquelas com com obesidade, doença neurológica, doença cardiovascular, síndrome de down, diabete mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada, ou quem está em tratamento oncológico.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!