Busca rápidaX

UTI Neonatal do HCI comemora o novembro roxo

28 de novembro de 2019

A UTI Neonatal do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) é uma referência regional há 18 anos, a qual disponibiliza oito leitos neonatal SUS, um de Convênio e um leito pediátrico. A equipe multiprofissional conta com médicos pediatras, sendo médicos especialistas em neonatologia e em cardiopediatria, enfermeiro assistencial coordenador, especialista em terapia intensiva, enfermeiros assistenciais, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudióloga, higienizadores, escriturária, além de equipe de apoio.

Há três anos, a equipe da UTI Neonatal, em parceria com as fotógrafas de Ijuí Simone e Simara, desenvolvem um trabalho de fotografia que registram a beleza dos bebês internados. “Mesmo com sondas e cateteres, as fotos desmistificam a condição de nascer prematuramente. Um trabalho excelente e gratificante, que demostram profissionalismo, carinho e humanização da nossa equipe”, avalia a enfermeira coordenadora da UTI Neonatal Taíse Thomé da Cruz.  

Na tarde de quarta-feira, dia 27, no auditório da instituição, as fotógrafas apresentaram o novo vídeo da série, com o tema ‘Família Amor Maior’. Além dos profissionais da UTI de recém nascidos e lideranças do hospital, as famílias foram especialmente convidadas e receberam um kit com fotos e com o novo vídeo, gentileza da Simone e Simara. 

O evento fez parte da campanha mundial “novembro roxo”, que visa conscientizar sobre a realidade, que mostra no Brasil, uma taxa de prematuridade de 11,5% , quase duas vezes superior à observada nos países europeus. Deste percentual, 74% são prematuros tardios, ou seja, nascidos entre a 34ª e 36ª semana gestacional. Entre as causas identificadas estão, a gestação na adolescência, falta de cuidados pré-natais, tabagismo e a desinformação, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Fonte: HCI