Busca rápidaX


MANCHETES

Vacina contra HPV segue disponível em todos os postos de saúde em Ijuí

29 de agosto de 2020
human papillomavirus ,HPV vaccine with needle on white background

Todas as Unidades Básicas de Saúde, além do Posto Central de Ijuí, continuam oferecendo a vacina contra o HPV. A informação é da enfermeira Salester Ruver, responsável pelo setor de imunizações do município.
A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, pessoas que com HIV e pessoas transplantadas na faixa etária de 9 a 26 anos.
Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres.
Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV.
A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto.
A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais visíveis a olho nu, ou apresentar manifestações subclínicas, não visíveis a olho nu.
O diagnóstico é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.o papanicolau é um exame ginecológico preventivo mais comum para identificar de lesões precursoras do câncer do colo do útero. Esse exame ajuda a detectar células anormais no revestimento do colo do útero, que podem ser tratadas antes de se tornarem câncer.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí