Busca rápidaX


MANCHETES

Vacinação contra a gripe começa hoje para dois grupos e região de Ijuí pretende imunizar 80 mil pessoas

10 de abril de 2019

A campanha de vacinação contra a gripe, pelo SUS, começa hoje para crianças entre seis meses e seis anos incompletos, e também para gestantes. O medicamento fica disponível nos ambulatórios exclusivamente para esses dois grupos até o próximo dia 18. Após a Páscoa, ou seja, de 22 de abril até 31 de maio, a vacina contra a gripe vai ser estendida para demais grupos prioritários.

Compõem esses grupos, pessoas acima de 60 anos, puérperas, professores, indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos, presidiários, trabalhadores de presídios, funcionários do segmento de saúde, além de doentes crônicos.

Dentre os 20 municípios da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, a expectativa é imunizar em torno de 80 mil pessoas. Somente em Ijuí, a meta é vacinar 21.389 pessoas. São 5.456 crianças; 3.315 trabalhadores em saúde; 908 gestantes; 149 puérperas; além de 11.561 idosos.

Em Ijuí, a vacina contra a gripe vai estar disponível em 14 postos de saúde; um deles no campus da Unijuí, porém na universidade não haverá oferta para crianças. Um dos locais de Ijuí com o medicamento vai ser no Centro Municipal de Saúde, imediações do HCI.

Já os moradores do interior ijuiense devem se imunizar contra a influenza no ambulatório do meio rural, Avenida Getúlio Vargas. No dia 4 de maio, um sábado, haverá o Dia D, quando os postos em todo o Brasil estarão abertos para atender a campanha. No caso de Ijuí, no dia 4 de maio o medicamento contra a gripe vai ser disponibilizado, além dos ambulatórios que ofertarão as doses durante toda a campanha, também nos postos dos bairros Mundstock, Boa Vista e Herval, ainda na Praça da república.

Também durante o Dia D, haverá equipes com vacinação itinerante contra a gripe em comunidades do interior ijuiense. Nos demais municípios da região, o medicamento vai estar disponível, a partir de hoje, especialmente nos ambulatórios centrais de saúde.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí