Busca rápidaX


MANCHETES

Vacinação contra febre aftosa termina nesta semana e região de Ijuí precisa imunizar grande parte dos animais

27 de maio de 2019

A campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, no Rio Grande do Sul, termina sexta-feira, dia 31 de maio. Todos os proprietários de animais precisam comprar o medicamento, aplicar as vacinas e entregar as notas fiscais nas Inspetorias Veterinárias em até cinco dias após aquisição dos produtos.

Em Ijuí, comercializam o medicamento as agroveterinárias Agrovel, Dal Ros, Farmacampo e Girassol. O preço de cada dose varia numa média de 1 real e 50 centavos a 1 e 60. Pode ser utilizado o método de “Produtor Carona”, ou seja, um grupo de agricultores utilizar o mesmo frasco de vacina anti-aftosa, para reduzir custos.

Em Ijuí, o dado mais recente, referente até quinta-feira passada, indicava imunização de 48% do total de cerca de 23 mil animais. O município da Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, mais avançado com o trabalho é Vista Gaúcha, onde a vacinação chega a 68%. A Coordenadoria abrange 29 municípios. Bozano e Coronel Barros, por exemplo, estão com 46% de imunização de bovinos e bubalinos contra a aftosa.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí