Busca rápidaX

Vento forte, chuva intensa e granizo: o que diz a Defesa Civil sobre o risco de temporais para o RS nesta quinta-feira

14 de março de 2018
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul reforçou, na tarde desta quarta-feira (14), o alerta, por SMS, para o risco de temporais no Estado na quinta-feira (15). Mais cedo, o órgão já havia emitido aviso de mau tempo para as regiões Metropolitana, Noroeste, Norte, Centro-Serra e Centro, nesta quarta e também na quinta-feira. No entanto, o novo sinal indica risco de "ventos fortes, chuvas intensas, trovoadas e possibilidade de queda de granizo" para todo o RS na quinta.
 
Conforme o subchefe da Defesa Civil do RS, coronel Jarbas Avila, o alerta foi reforçado, pois atualizações de sistemas meteorológicos que auxiliam o órgão apontam para a probabilidade de uma área de instabilidade ingressar também na fronteira oeste e no sul do Estado entre a madrugada e o início da manhã de quinta-feira.
 
— A gente acompanha essas situações em tempo real, recebendo informações da sala de situação, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), e de outros sistemas meteorológicos. Por isso, ocorreu essa atualização do boletim que havia sido emitido mais cedo — explicou Avila.
 
O coronel destacou que essa previsão pode mudar no decorrer da madrugada, pois a instabilidade pode perder ou ganhar força conforme avança sobre o RS.
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também atualizou o aviso de mau tempo para o RS. Inicialmente, o órgão contemplava apenas a metade norte do Estado com a possibilidade de o acumulado de a chuva chegar a 100 milímetros por dia e de rajadas de vento de até 100 km/h, além de queda de granizo. Agora, o grau de "perigo" foi estendido para todo o RS entre a noite desta quarta e a manhã de quinta-feira.
 
"Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", alerta o órgão.
 
A Vigilância Meteorológica (Metroclima) do Centro Integrado de Comando (CEIC) informou, por meio do Twitter, que, apesar de haver instabilidade nesta quarta-feira (14), os moradores da Capital devem se preocupar somente a partir da madrugada de quinta-feira (15) e no decorrer da manhã.
 
Defesa Civil
O sistema de alertas da Defesa Civil está em operação desde o dia 18 de dezembro no Rio Grande do Sul. O serviço é gratuito e é oferecido através de mensagem para o celular que o usuário cadastrar. Para participar, basta mandar mensagem para o telefone 40199 informando o número do CEP de onde você mora – é possível, inclusive, informar mais de um endereço postal.
 
Ceic Metroclima
Já o sistema de alerta via SMS do Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) — Sistema Metroclima é vinculado ao Twitter. Para se cadastrar, é requisito ter uma conta na rede social e acessar o perfil do órgão, onde é preciso fornecer informações básicas. Atualmente, são 4.336 usuários.
 
Inmet
O Inmet, por sua vez, atualiza os avisos meteorológicos na sessão de "avisos" em seu site. Quando há um alerta, basta clicar no ícone sobre a região demarcada para obter mais informações.
Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!