Busca rápidaX

Vereadores de Giruá denunciam abandono do cemitério municipal ao MP

21 de janeiro de 2021

Os vereadores Fabiam Thomas, Simone Kogler, João Zimmermann e Márcio Silva encaminharam, na terça-feira passada, ao (MP) Ministério Público, ofício que dá ciência ao descaso em que se encontra o cemitério municipal.

Inicialmente as reclamações eram voltadas para o acúmulo de entulhos e lixo, ambiente atrativo para insetos, ratos e proliferação da dengue, mas se agravaram em situações como, ossadas expostas e corpos em decomposição a céu aberto.

Em conversa conosco, o vereador Fabiam Thomas relatou alguns detalhes do que presenciou ao chegar no cemitério municipal:

“Nós fomos até o local verificar pessoalmente e realmente nos assustamos com a evolução para pior deste caso. Além do matagal, além da capoeira, além do aspecto terrível que estava lá […]. Um cheiro insuportável em alguns pontos centrais do cemitério […]. Nós constatamos ali, mais de uma sepultura aberta e cadáveres em decomposição, ossadas humanas, arcadas dentárias e alguns sinais de que aqueles sepultamentos tinham sido feitos recentemente, porque muitas coroas de flores estavam ainda com as letras intactas […]”.

De acordo com Fabiam, os vereadores enviaram o pedido ao MP para que a saúde e o bem-estar daqueles que moram na região fosse preservada. Solicitaram também o fechamento de forma correta e segura e a identificação dos que estiverem em cada sepultura, em respeito aos familiares que enterraram ali seus entes queridos.

O documento pede limpeza imediata do local, a organização de coleta de materiais para a verificação de possíveis focos da dengue, a identificação das sepulturas que estão a céu aberto, além da própria sugestão de isolamento do local até que esteja em condições seguras para acesso da população. Também foi solicitado que o local volte a ter um zelador para cuidado e manutenção do cemitério. De acordo com os edis, há tempos a população encaminha reclamações e pede providências.

Na sessão da última segunda-feira, a Vereadora Simone Kogler formulou indicação que cobra providências urgentes. As exigências já haviam sido feita anteriormente, e na sessão desta semana, a proposição foi formalizada, mas a situação não foi regularizada.

O vereador afirma que recebeu a informação de que, após o envio do ofício ao Ministério Público, a prefeitura providenciou a capina do cemitério e o fechamento dos túmulos abertos.

Conforme o Secretário de Promoção Humana, Arlindo Nelson Pazini, neste momento ocorre o levantamento das carneiras utilizadas e ampliação do cemitério com aquisição de uma nova área. Além disso, a pasta desenvolve um plano de revitalização do campo santo e um plano de ação contra os vândalos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!