Busca rápidaX


MANCHETES

Vereadores divergem sobre o financiamento de R$35mi pretendido pela Prefeitura de Ijuí

26 de outubro de 2021

O Prefeito Andrei Cossetin (PP) e a sua equipe técnica solicitou ao Poder Legislativo, há cerca de 15 dias, a autorização para a tomada de um empréstimo na ordem de R$35 milhões junto a Caixa Economica Federal. O recurso, conforme o executivo, serviria para a realização de investimentos em infraestrutura urbana/rural, compra de máquinas e terminar de vez com o problema da iluminação pública. Em recente entrevista à Rádio Progresso, Cossetin disse que o município tem uma boa capacidade de endividamento e que esta operação não compromete o fluxo de caixa da administração.

A operação, tem juros a baixo de 1% ao mês com prazo de 120 meses para pagar e carência de 12 para iniciar a cobrança das parcelas. Na câmara de vereadores, portanto, os parlamentares tratam o assunto com cautela e pedem mais detalhes sobre o endividamento municipal.

Paulo Braga do PDT disse que é necessário analisar os números, porém, acredita que este investimento iria solucionar problemas crônicos da cidadade. Já Ubirajara Teixeira (PT) salienta que com este empréstimo, somado a operações reaizadas por governos enteriores, o comprometimento do endividamento alcança os 100%. ‘Este ponto deve ser levado em consideração”, pontuou.

Para Ricardo Adamy da Rosa (MDB) o executivo está no caminho correto e com isso vai resolver os problemas aponados pelo próprio Plano Plurianual (PPA-2022-2025). “Dou os parabéns ao Prefeito pela coragem”, disse. O parlamentar do MDB ainda esclarceu que este financiamento juntamente com a economia que o atual governo está fazendo, Ijuí será outra cidade a partir do próximo ano.

Para debater mais a fundo a proposta uma audiência pública foi marcada para o próximo dia 04 de Novembro as 19horas no plenário da Câmara de Vereadores onde serão apresentados os detahes deste projeto. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí