Busca rápidaX

Vigilância Ambiental de Ijuí alerta para riscos de proliferação de mosquito transmissor de dengue em piscinas

20 de janeiro de 2020
Foto: Marcos Ermínio

A Vigilância Ambiental de Ijuí alerta para a importância do cuidado com os pátios e locais de água parada mesmo em período de férias. Segundo o médico veterinário Ortiz Schröer Júnior, que está responsável pela pasta durante as férias do servidor Rinaldo Pezzeta, o índice de infestação predial na cidade está em 0,9.

Até 1 é um nível que indica condições dentro de um padrão. No entanto, mesmo com índice considerado baixo, há uma grande apreensão dos órgãos de saúde em relação, principalmente à manutenção de piscinas durante as férias.

Schröer alerta que, em caso de viagem, a família que possui piscina em casa precisa deixar alguém responsável por sua limpeza, uma vez que apenas uma piscina pode levantar muito o índice de infestação, elevar o número de mosquitos e causar impacto negativo a pelo menos 6 quadras próximas.

Ortiz afirma que quando há a detecção de piscina sem o devido tratamento incia-se um processo sanitário que pode culminar em multa para o proprietário. Denúncias podem ser feitas junto à vigilância no sentido de coibir criadouros no município.

Mesmo em período de férias, a vigilância trabalha com regime de escalas na busca pela identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti. As equipes também estão preparadas para bloqueio químico, quando houver necessidade. Além da dengue, o mosquito também transmite zyka, chikungunya e febre amarela.

Outra orientação dos órgãos de saúde é em relação à visitas de parentes e amigos que vem de outras cidades e estados. Caso alguém apresente sintomas de doenças que são transmitidas pelo aedes aegypti é importante que procurem os serviços de saúde do município, para que os profissionais identifiquem o endereço onde essa pessoa esteve e haja um trabalho efetivo na área no intuito de evitar a transmissão da doença.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí