Busca rápidaX

MANCHETES

Vigilância Sanitária de Ajuricaba alerta empresários sobre renovação de alvará

6 de maio de 2020

O Setor de Vigilância Sanitária de Ajuricaba trabalha com a criação e renovação dos alvarás sanitários dos estabelecimentos. Contudo, salienta que muitos locais não possuem a licença ou estão com a mesma vencida, sendo que devem procurar a recepção da Prefeitura para os devidos encaminhamentos.

“Nossa intenção não é autuar, desta forma, achamos pertinente instruir para que possam trabalhar legalmente”, explica a coordenadora Anelise Appel Schneider, ressaltando que, caso não sejam encaminhados os respectivos Alvarás Sanitários, os proprietários desses estabelecimentos poderão responder os sansões previstas em Lei. “Estamos fazendo o máximo que podemos para retribuir aos contribuintes o trabalho que eles vêm oferecendo no Município, mas não podemos deixar de cumprir com a Legislação vigente sobre as Normas Sanitárias”, finaliza.

A Vigilância Sanitária trabalha com o objetivo de preservar e promover saúde, através dos cuidados com a água, alimentos, saúde, atividades de interesse a saúde (inclusive saúde animal), cosméticos e saneantes, medicamentos e correlatos.

A Fiscal Sanitária e Ambiental Margarete Iseppi Winter destaca que trabalho não se resume somente em autuações, “é um trabalho que tem dado bons resultados por meio de orientações. Um exemplo é a ausência das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), ocasionadas por consumo de alimentos impróprios ou deteriorados”.

Segundo a fiscal, há uma boa receptividade quanto as orientações dadas aos comerciantes, de forma a prevenir as questões relacionadas a saúde. Portanto, é de grande importância que os estabelecimentos que requerem a emissão de Alvará Sanitário realizem a sua solicitação e regularizem a situação do seu estabelecimento.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí